segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PROJETO HALLOWEEN

ESCOLA ESTADUAL PADRE CONSTANTINO DE MONTE




PROFESSORAS RESPONSÁVEIS
GISLAINE DA SILVA
LIRES MÜLLER



DISCIPLINA
SOCIOLOGIA




PROJETO HALLOWEEN




CLIENTELA
ALUNOS DO ENSINO ME’DIO



CARGA HORÁRIA
04 HORAS/AULA



OUTUBRO/2010

1)      Objetivos
Geral – Identificar a origem do nome Halloween e da brincadeira de "doces ou travessuras" conhecida pelo mundo inteiro e muito utilizada no final do mês de outubro no dia denominado das bruxas, na noite do dia 31 de outubro.

Específico – Pesquisar através do uso da internet sobre a origem do Halloween e como é Halloween pelo mundo
-   Conhecer a brincadeira de "doces ou travessuras";
- Reconhecer o símbolo das Abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna);
- Diferenciar alguns significados simbólicos como Abóboras, velas, o caldeirão, a vassoura, as moedas, as aranhas, o sapo verde, os bilhetes, o morcego, o gato preto.
- Promover uma festa halloween, utilizando todos os símbolos aprendidos.

2)    Justificativa
Este projeto foi elaborado e executado a partir de discussão em sala de aula  com alunos do ensino médio da EE Padre Constantino de Monte, turno matutino, na faixa etária dos 14 aos 17 anos.
A festa de Halloween, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.

3)    Metodologia
- Os alunos serão divididos em grupos de 5 ou 6 elementos, por afinidades.
- Pesquisar através da internet em sites sobre o tema escolhido.
- Escolher uma disciplina que irá trabalhar o tema.
- Desenvolver dentro do tema o subitem escolhido lendas, superstições, fórmulas mágicas, equações tridimensionais, comidas típicas do halloween, teatro, música, dança, máscaras, fantasias, maquilagem, decoração e etc.
-Todos os alunos desenvolverão trabalhos no halloween no pátio principal da escola, em que apresentaram seus trabalhos enriquecidos em educação artística, matemática, inglês, português, geografia, biologia, química e física, além da literatura regional e universal.
- Os alunos terão 04 aulas para trabalhar com este tema em sala de aula.

4)   Avaliação
 Ao final do projeto as equipes farão um relatório sobre as etapas do projeto, colocando os pontos positivos e negativos e fazendo sugestões para a elaboração do próximo projeto.

5)    Recursos
·        Humanos – Professor, aluno, equipe escolar e comunidade.
·        Materiais – livros, revistas, jornais, internet, filmes, filmadoras, computador, softwares, tintas, papel Paraná, pincel para pintura, CD, DVD. pendrive.

6)   Cronograma
1ª aula – Divisão das equipes e elaboração das ações.
2ª aula- Pesquisa na STE, e preparação do subitem escolhido.
3ª aula – Através da pesquisa realizada os alunos farão a preparação das atividades
4ª aula – Apresentação da atividade escolhida pelas equipes.

7)    Bibliografia


Nenhum comentário:

Postar um comentário